O flúor é um componente químico mineral que existe naturalmente em concentrações variadas na água que bebemos. O uso do flúor em bochechos, comprimidos, ou gotas, prescritos pelo seu dentista ou médico, no consultório odontológico ou na água de abastecimento, é de extrema importância na prevenção da cárie. Ao entrar em contato com a superfície do dente, o flúor se incorpora a ele passando a fazer parte de sua estrutura, conferindo-lhe resistência à cárie dentária. Além disso, quando o dente sofre um ataque por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca, o flúor agirá neutralizando o efeito destes ácidos, fazendo com que o cálcio perdido para saliva ‘volte’ novamente para o dente.
Como o flúor atua?
O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes em formação, os que já se formaram e os que ainda vão nascer.
O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.Em outros momentos – quando sua saliva está menos ácida – ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.
Onde encontrar:
Além de ser encontrado nos cremes dentais, enxaguatórios bucais e na água que bebemos, o flúor pode ser encontrado nos alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada. Uma xícara de chá pode conter até 1 mg de flúor. Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor. A carne de galinha desossada mecanicamente, assim como frutos do mar e fígado bovino, é rica em flúor. A outra forma é o uso tópico de produtos que agem diretamente sobre os dentes, podendo ser de uso caseiro ou aplicado pelo dentista. Tais produtos existem sob a forma de soluções para bochechos, gel, mousse, verniz e pasta fluoretadas utilizadas na escovação. Estas são as formas mais eficientes e seguras de uso do flúor tópico.
Para pacientes com aparelhos ortodônticos, o flúor é de extrema importância, uma vez que, a presença dos acessórios colados nos dentes favorece o acúmulo de placa bacteriana e consequente desmineralização dos mesmos.
Comments