top of page
Foto do escritorEduardo Carvalho

Documentação Ortodôntica


A necessidade de uso do aparelho ortodôntico não é definida simplesmente pelo diagnóstico feito pela ortodontista no consultório odontológico. Antes da instalação do dispositivo, é necessário seguir um procedimento essencial: fazer a documentação ortodôntica.

Composta por um conjunto de exames, a documentação serve como complemento ao diagnóstico, permitindo que a profissional tenha um panorama preciso da formação dentária, bases ósseas, articulação têmporo mandibular, seios paranasais, desvios de septo, para que, então, seja definido o tratamento mais adequado. Além disso, ela também permite que a dentista identifique problemas e situações ocultas, como tumores ósseos, dentes extranumerários, cáries, contaminações de canal, problemas articulares, etc.

Em geral, a documentação ortodôntica é constituída por fotos extra e intraorais, radiografias e modelos em gesso da boca do paciente. Em casos específicos, pode ser mais completa, incluindo análise de medidas e idade óssea. Os resultados obtidos revelarão se a colocação do aparelho ortodôntico oferece danos à saúde do paciente ou se há necessidade de outro tratamento prévio.

Portanto, a documentação ortodôntica é uma medida de segurança tanto para o paciente quanto para a ortodontista. Com ela, o tratamento será realizado da maneira mais adequada e saudável.

Os exames que compõem a documentação são simples, baratos e rápidos, Portanto, recomenda-se que o paciente realize todos eles de uma só vez, de modo a não atrasar o início do tratamento e agravar o problema ortodôntico.

Fonte: blogkamilagodoy.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page