As tradicionais próteses removíveis metálicas, também conhecidas como pontes móveis, são usadas a muito tempo na odontologia com sucesso. São materiais duradouros e eficientes por um custo muito inferior aos implantes. Porém ainda apresentam duas principais desvantagens: a estética deficiente pela presença dos grampos metálicos e a rigidez do material. Em substituição a elas, hoje podemos contar com as próteses flexíveis em poliamida injetada.
As prótese flexíveis são um sistema de próteses removíveis confeccionadas com material termo-injetado semi-rígido, denominado Poliamida de alto impacto. Este sistema oferece soluções protéticas de excelentes características estéticas e funcionais devido as qualidades físico-químicas do seu material e a precisão tecnológica da sua máquina injetora.
A resina poliamida deste tipo de prótese é uma resina injetada que pertence a família dos polímeros melhorados, que atingiu um alto grau de evolução com qualidades extraordinárias. Aprovado pela Farmacopéia Americana USP 26.
Como vantagens, podemos destacar:
Sem grampos metálicos
Prótese com translucidez natural que se mimetiza com a gengiva e dentes
Há várias cores disponíveis
Ótimo equilíbrio entre flexibilidade e rigidez
Com apoios oclusais
Liberdade de desenho
É resistente a queda e a impactos sob condições de uso normal
Não contém monômero por isso é hipoalergênica
Pouco peso específico do material
É possível realizar com espessura muito fina
Permite que o paciente conserve uma boa fonética
Máxima aderência a gengiva e palato
Como desvantagens podemos destacar:
Custo mais alto comparado as próteses metálicas
Dificuldade inicial de adaptação pelo fato da prótese ser bastante justa
Este tipo de prótese substitui com vantagens as próteses tradicionais e são uma alternativa aos implantes muito mais acessíveis financeiramente. Ainda que haja alguma dificuldade inicial de adaptação, após este período este material se torna bastante confortável e eficiente.
Comentarios